segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Entrevista com a Artesã Priscila Dias do Couto


 Mais uma entrevista pra vcs... essa também é bem especial! Obrigada Pri por aceitar o convite e responder as perguntinhas!
Vamos lá... Essa é a nossa querida Priscila Dias do Couto Pistili, do ateliê Pri by Ricos... espero que gostem da entrevista e deixem comentários!!!

 Como você entrou no mundo do feltro e há quantos anos já trabalha com esse material?
Olá.
Meu nome é Priscila e moro em Santos a 12 anos. Quando vim morar aqui,meu marido continuou a trabalhar em São Paulo com PM e com isso tive que me virar para ajudar.
Sempre fui prendada e comecei a fazer bolos e salgados e vender cosméticos.Um belo dia minha vizinha de porta ,a Cristina, me chamou para fazer uma aula de Biscuit. Ela é professora e começou bem no início da onda do Biscuit.Disse que não tinha habilidade...mas ela insistiu e fui.
Com 3 aulas já estava fazendo chaveirinhos e potes...
Meu filho estava fazendo catequese e fiz 2 anjinhos..um rosa e outro azul e levei na reunião.
Peguei encomenda de 1.000 anjinhos. Foi uma loucura!!!!!
Sempre comprava meu material de biscuit na mesma loja...a Arte e Essência e com isso fiz amizade com a proprietária Ana Paula. Ela é uma artesã de mão cheia!!!!Faz de tudo...desde bonecas até sabonete e velas.
Nossos filhos faziam Taekwondo juntos e ela ia fazer aula de feltro com uma artesão que morava ao lado da academia e me chamou. Fui com ela e chegando lá ficamos doidinhas com tanta coisa bonita.E a professora era a Walkíria Klimeika.
E ai por diante começou uma grande amizade.......e nem imaginava que tinha tanta habilidade. Não sabia nem mesmo fazer uma barra de calça!!!!!
Ai todos os dias pegava uma bolsa de viagens e colocava vários chaveirinhos e móbiles e saia no horário da aula de meu filho das 13 as 18Hs para vender meus artesanatos.
Sempre voltava com um $$$$$.....e muito satisfeita!!!!
Comecei a ajudar a Wal em suas encomendas em seu ateliê na Saturnino de Brito e quando demos conta estava dando aula com ela.....
Ai a Wal montou um novo espaço...e tive que andar com minhas próprias pernas.....Mas minha amizade continuou com a Wal que é uma pessoa iluminada.
Mas DEUS faz tudo direitinho......
Comecei a dar aulinhas em casa e graças a DEUS hoje moro em uma casa e montei meu cantinho aqui.....Minha House/Ateliê. Pri by Ricos artesanato em feltro cresceu muito.....apareceu!!!!!
Meu marido dá a maior força. Consigo conciliar casa/filho/marido e artesanato.



Alguma peça já te marcou? Conte-nos um pouquinho sobre ela.
Uma peça que me marcou foi o Panô dos Namorados .Ganhei um concurso do Grupo Feltro & Cia com ele.

Qual foi a primeira revista publicada com uma peça sua? E qual peça vc escolheu para ser publicada? 
Minha primeira revista foi Agulhas de Ouro. Mandei um email para a editora e assim foi!!!
Mandei um puxa saco e porta panos de prato...um de vaquinha e outro de galinha!!!
  


Como é ficar entre os finalistas do Prêmio Artesão do Ano?
Fiquei no ano de 2009 entre as finalistas na categoria feltro no concurso Artesão do Ano e fiquei muito feliz pois minha grande amiga e mestra estava concorrendo comigo, pode uma coisa dessas???? Foi gratificante. A vencedora só poderia ser ela ....a Wal!!!!!


Pra você, vale a pena viver apenas do artesanato, monetariamente falando?
Com o artesanato ganhei minha independência financeira. O Feltro é um material barato e muito versátil. O lucro é muito bom. Vale muito a pena, mas temos que nos dedicar com muito afinco e amor!!!

Na sua opinião, como divulgar corretamente nossos trabalhos para que sejam reconhecidos?
As revistas e programas na TV nos lançam na mídia, as pessoas começam a te lembrar e a reconhecer. Isso é muito importante. É difícil, pois só temos gastos. Mas o retorno é legal.
Recebo ligação até do Tocantins, gente que comprou revista e me liga para me parabenizar ou comprar projetos. Alem de dar aulas,vendo peças prontas e projetos de todas as peças.
Outra coisa importante é colocar a etiqueta com seu nome e tel em suas peças. Então é isso.



Uma dica às nossas leitoras?
Sou uma pessoa muito realizada com meu trabalho, e nada melhor do que trabalhar com que você tem prazer. Espero que tenham gostado e se tiverem dúvidas e quiserem conversar estejam a vontade.
Nunca desista de seu ideal e de seus sonhos.....
Mil beijinhos e fiquem com DEUS...sempre!!!

Priscila Dias do Couto Pistilli
Pri by Ricos Artesanato em feltro
Orkut : Priscila D.C.P.
Rua José Olinto de Carvalho,44 Vila Belmiro
Santos-SP. CEP: 11070-210
Tel: (13)3322-5649/9732-6090

 

1 comentários:

Wanessa Said disse...

Oi Lisandra ... Parabéns!!! As coisas são lindas!!!!
Puxa Vida essa reportagem caiu como uma luva pra mim ... nesse exato momento na minha vida quero ter o artesanato como fonte de renda, gosto muito do feltro e estou procurando lugar pra ter aula, ainda mais com pessoas que conseguiram vencer com o artesanato.
Obrigada!!!
Tudo de Bom!!!
Beijos com carinho,
Wan Said
Santos/SP