quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sachê de Sagu


A Larissa do Trivial Básico nos disponibilizou um passo-a-passo super detalhado para esse sachê. Muito legal da parte dela...

Vamos a ele?
Para fazer aproximadamente 50 unidades, você vai precisar de:
- 500g de sagu;
- 150 ml de álcool de cereais;
- 50 ml de essência de sua preferência (eu adoro lavanda e macela!);
- 20 ml de fixador de essências;
- corante artificial;
- um borrifador;
- uma espátula de plástico (ou colher de pau);
- um tabuleiro grande;
- 1 metro de tecido (eu usei organza branca);
- fita para o laço (da cor que preferir);
- 50 rosinhas de tecido (flores secas também decoram);
- pistola e cola de silicone;
- tesoura.
Prepare primeiro o líquido, misturando o álcool de cereais, a essência, o corante e o fixador. Despeje no borrifador e deixe descansar por 24 horas. Coloque o sagu no tabuleiro de modo que o mais espalhado possível (por isso é importante que seja grande). Borrife o líquido aos poucos e vá misturando com a espátula.
Mas aqui vai a dica: atenção com o corante. Corantes alimentícios costumam ser mais fortes do que os específicos para artesanato e sabonetes. Portanto, se usar o alimentício, use menos no líquido e vá controlando a cor após borrifar. Espere secar um pouquinho e então corrija a cor até o ponto que desejar. Durante a secagem, que leva algumas horas, observe e mexa quando necessário, para que a cor não se concentre somente em alguns lugares. Quando seco, a cor costuma ficar um pouco mais forte.
Corte o tecido em círculos de 15 centímetros aproximadamente. Com uma colher, coloque uma quantidade não muito grande do sagu no centro do tecido (se colocar muito, ficará muito grande e então o aspecto não será tão delicado e muito pequeno também fica sem graça). Corte a fita em pedaços de 10-15 cm e use-a para amarrar o tecido, deixando sobra para dar o laço que receberá a flor. Laços prontos, corte os excessos da organza no topo, deixando o mais nivelado possível. Aqueça a cola quente e em seguida fixe cada rosinha no nó dos laços.

Fonte: http://trivial-basico.blogspot.com/2008/06/sach-de-sagu.html

0 comentários: